APRESENTAÇÃO

O Curso de Música Licenciatura funciona no Centro de Ciências Humanas (CCH) no Campus Universitário do Bacanga, em São Luís. O corpo docente especializado em Música faz parte do Departamento de Artes (DEART), juntamente com professores dos cursos de Teatro e Artes Visuais da UFMA.

Endereço:
Av. dos Portugueses, 1966. Centro de Ciências Humanas (CCH), Campus Universitário do Bacanga. São Luís/MA. CEP 65.080-805.

Telefones:
Coordenação do Curso de Música: (98) 3272-8359 (Secretaria) / (98) 3272-8380 (Coordenador)
Sala dos Professores de Música: (98) 3272-8381
Departamento de Artes: (98) 3272-8323 / 3272-8324


Histórico do Curso de Música

Proveniente de seu primeiro Projeto Político-Pedagógico

A sociedade maranhense vem, já há algum tempo, solicitando uma postura da Universidade Federal do Maranhão que responda às novas demandas que emergem de uma sociedade complexa, constituída de elementos sócio-culturais diversos, onde a modernidade convive com deficiências e carências fundamentais, típicas de países subdesenvolvidos: insipiente classe média aumentando o fosso entre os ricos e os pobres; elevado número de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza (segundo dados oficiais recentes, perto de 62% da população); falta de infra-estrutura básica como saneamento, só para citar alguns exemplos.

Por outro lado é visível o expressivo avanço que o Estado do Maranhão vem alcançando, muito recentemente em diversas áreas, o que vem permitindo, por parte dos poderes públicos e da própria iniciativa privada, empreendimentos mais arrojados e diversificados. Podemos citar de forma particular, como projeto de destaque na área em foco, os pesados investimentos do governo estadual e federal para a reestruturação do ensino de música em nível básico e na formação dos professores que atuam na principal unidade pedagógica musical do Estado, a Escola de Música do Estado do Maranhão.

Vivemos hoje no Maranhão uma situação peculiar de grande antagonismo: já definido por Mário de Andrade como "encruzilhada musical" por sua extrema riqueza de ritmos, gêneros e expressões musicais, o Maranhão, a despeito de seu enorme potencial cultural e artístico, não dispõe de uma "rede" de ensino formal, pesquisa e performance musicais que possa propiciar o tão esperado desenvolvimento local desta tão importante expressão em nosso meio.

Ao apresentarmos o presente projeto queremos, antes de tudo, compartilhar com o pensamento pedagógico contemporâneo brasileiro noções fundadas na autonomia de cada expressão artística e seus desdobramentos no contexto formal "como componente curricular obrigatório da educação básica", visando "à formação estética e artística dos alunos" (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998). Na universidade e, de forma particular na Universidade Federal do Maranhão, a música, como disciplina acadêmica, vem sendo aguardada não apenas pela comunidade em geral, mas também como elemento indispensável para o desenvolvimento das duas únicas expressões artísticas presentes nesta instituição há mais de vinte anos: artes plásticas e artes cênicas.
Esta necessidade urgente teve os seus reflexos na criação de disciplinas do tronco comum das duas expressões artísticas acima citadas, quais sejam, História da Música, Expressão Musical I e II, Oficina Integrada de Artes e ainda Elementos da Linguagem Musical para o curso de Comunicação Social, Habilitação Radialismo (ministradas pelos dois professores de música efetivos do Departamento de Artes). Somadas as cargas horárias das disciplinas musicais temos 330 horas/aula; podendo-se destacar também um número cada vez mais crescente de monografias que procuram integrar os conhecimentos específicos das habilitações oferecidas com assuntos da área musical.

Articuladas em conjunto, temos a consciência que essas demandas podem ser vistas como inseridas em uma dinâmica social peculiar. A música desta forma, seria vista como uma "atitude social" ou como atividade social total de grande potencial transformador. A inexistência do curso superior de música no Estado do Maranhão, tem impedido que profissionais da área desenvolvam e aperfeiçoem os seus conhecimentos e levado muitos maranhenses, que dispõem de recursos econômicos, a se deslocarem para outros centros, o que, aliás, tem sido também uma estratégia de grande valia adotada pelo Estado, que, em alguns casos oferece bolsas ou liberações sem a suspensão de salários para os professores da aqui já referida Escola de Música do Estado do Maranhão. Fundamentados no triste fato de que o Maranhão é o único estado da região Nordeste que não possui cursos de música em nível superior ofertado por Instituição Federal, apresentamos o presente projeto de criação do Curso de Música propondo a modalidade Licenciatura, cabendo, contudo, a ressalva de que, tal proposição está baseada nas próprias vocações musicais do Estado, cuja tradição musical remonta aos séculos dezoito e dezenove, bastando lembrar que, em meados dos oitocentos, São Luís, a capital, era um importante centro com vida musical significativa no contexto brasileiro, onde se destacaram figuras como Francisco Libânio Colás, Vicente Ferrer de Lyra e os irmãos Antônio e Leocádio Rayol.