Coordenação: Prof. Dr. Juvino Alves - Baixar em PDF: um dois
Resumo: O presente projeto pretende desenvolver processos metodológicos de ensino de artes em escolas públicas de nível fundamental e médio e de forma complementar do Maranhão, contemplando a lei n 10.639/2003 da LDB, para construção de identidade cultural e consciência artística e estética, resguardando a inserção do patrimônio artístico-cultural afro-brasileiro. Esta proposta se inseri como sub-projeto do projeto institucional da Universidade Federal do Maranhão para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, fomentada pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. O Projeto proposto tem como finalidade consolidar nos cursos de licenciatura em Educação Artística (Artes Visuais) e Música da UFMA, a iniciação à docência através do PIBID, tendo como princípios norteadores o respeito à diversidade e à alteridade, reconhecendo as diversas vertentes civilizatórias da população brasileira e considerando seus conhecimentos e valores capazes de gerar novas linguagens pedagógicas, trabalhando com a História e Cultura Afro-Brasileira. Com base nestes pressupostos, a análise das instituições pedagógicas e do seu papel na sociedade se amplia para incluir, além da história da construção do sistema escolar no Brasil e no Maranhão, modos de sociabilidade plurais, diversos, em especial os daqueles segmentos da população cuja voz ou projeto de vida geralmente não é considerado ou é formalmente deixado de lado. Com isto, se quer reescrever a idéia de processo educativo como escola e desta como canal de apenas um modelo civilizatório, registrando, também, experiências e falas diversas de diversos atores no processo pedagógico, assim como diversos modos de aprender/ensinar.