PESQUISA

Aqui você encontra os Projetos de Pesquisa e Grupos de Pesquisa e Estudo vinculados a nosso Curso de Música.


  • Grupos de Pesquisa em atividade



  • ENSAIO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical
    Coordenação: Prof. Dr. Ricieri Zorzal - Página no CNPq - Página Oficial

    Visão Geral: Grupo dedicado à pesquisas sobre estratégias do Ensino de Instrumentos Musicais, Canto e Regência.




  • Projetos de Pesquisa em atividade

  • Pedagogia da Performance Musical: Aspectos e Mobilizações
    Coordenação: Prof. Me. Daniel Lemos Cerqueira - Baixar em PDF

    Resumo: Em face dos grandes avanços recentes da Pedagogia da Performance Musical em diversos países, faz-se necessário construir um corpo de conhecimentos que possa se aplicar à realidade brasileira. Diversas investigação apontam para o fato de que instituições de ensino musical voltadas à formação de instrumentistas no país continuam exercendo práticas pedagógicas inapropriadas ao contexto sociocultural da atualidade, por falta de referências e iniciativas por parte da Universidade no sentido de prover conhecimentos que possam servir de auxílio. Dessa forma, o presente projeto pretende contribuir para esta problemática, abrangendo em especial Escolas de Música e Conservatórios de significância regional.




  • Grupos de Estudo em atividade

  • FILMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Música
    Coordenação: Profª Drª Verónica Pascucci

    Resumo: O grupo de estudos e pesquisa Filosofia da Música propõe uma reflexão continuada acerca do pensamento filosófico desde a Antiguidade Clássica até os nossos dias. Pretende, também, entender as relações entre a Filosofia e a Educação e suas variadas vertentes nos diferentes períodos da História. Finalmente tenta compreender as relações entre o pensar filosófico e a Música e entender a influências do primeiro no âmbito das criações musicais e das leis que regem essas criações.
    Público-alvo: Professores e alunos da graduação e pós-graduação interessados no estudo e pesquisa de História da Filosofia, História da Educação e suas relações com a Música e as leis que regeram as criações musicais ao longo da história.
    Linhas de Pesquisa: História da Filosofia; História da Educação; Filosofia da Música.





    Grupo de Estudos em Administração Musical
    Coordenação: Prof. Me. Daniel Lemos Cerqueira

    Visão Geral: Estudo sobre Publicidade, Legislação, Gestão Cultural, Políticas Públicas de Cultura e organização sindical aplicadas ao exercício profissional da área de Música. Em foco, debatem-se questões como o profissionalismo da área de Música na sociedade brasileira, legislação de apoio à Cultura, a realidade do artista perante a indústria cultural e formação sindical em Música.




  • Grupos de Pesquisa passados


  • SONAR - Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Acústica Ambiental e Etnomusicologia
    Coordenação: Prof. Dr. Roberto Thiesen - Página no CNPq - Página Oficial

    Visão Geral: Estuda o comportamento sócio-ambiental urbano em relação à música e à acústica ambiental. A abordagem baseia-se em princípios quantitativos e qualitativos, com fundamentação teórica que conjuga elementos provenientes da Acústica, Educação Musical e da Etnomusicologia tendo em foco a ecologia sonora do ambiente urbano. O SONAR tem como linhas de pesquisa: (1) Acústica ambiental e análise de impactos sócio-ambientais: a música como ruído em contexto urbano, (2) Etnomusicologia: cultura musical urbana e (3) Educação sócio-ambiental.



    GEPES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Ecologia Sonora
    Coordenação: Prof. Me. Marco Aurélio Aparecido da Silva - Página no CNPq

    Visão Geral: A sociedade é sonora! Nosso ambiente é repleto de sons que são parte integrante da Paisagem Sonora que o compõe e se transforma à medida que sons e mais sons são acrescidos e ou suprimidos do ambiente, em boa parte, pela ação do ser humano. Hoje, produzimos, cada vez mais e de forma desordenada, sons que vão se tornando parte do ambiente transformando-o dia-a-dia numa odisséia sonora que vem deixando, gradualmente, surda nossa sociedade. Assim, com o intuito de estabelecer interface entre Ensino de Música e Ambiente, criamos o Grupo de estudos e pesquisa em Ecologia Sonora - Gepes, onde empreendemos, no momento, um mapeamento sonoro do centro histórico do bairro Praia Grande, em São Luis, Maranhão. Buscando um elo entre o saber e a ação através da participação dos atores que, ao nosso olhar, tem elementos para auxiliar na construção de uma consciência ecológica acerca da acuidade auditiva, o Gepes, tem na pesquisa participante o princípio metodológico mais adequado às nossas necessidades de investigação.




  • Projetos de Pesquisa realizados

  • Avaliação do Impacto Sócio-Ambiental causado pela utilização de som automotivo na praia do Araçagy
    Coordenação: Prof. Dr. Roberto Thiesen - Baixar em PDF

    Resumo: Este projeto de pesquisa propõe a análise do impacto sócio-ambiental causado pela utilização de som automotivo na Praia do Araçagi, Ilha de São Luís. O estudo prevê metodologia que apresenta aspectos quantitativos e qualitativos em relação de complementaridade.



    A Paisagem Sonora no Bairro Ilha Grande de São Luís/MA
    Coordenação: Prof. Me. Marco Aurélio Aparecido da Silva
    Resumo: Este trabalho visa à aquisição de registros sonoros na Praia Grande, no Centro de São Luís, para análise do nível de ruído e implicações para a saúde do indivíduos que ali transitam. Ainda, será realizado um trabalho de apreciação e reflexão sobre os fenômenos sonoros que tranformam o meio ambiente sonoro do local em questão.



    História e Cultura Afro-Brasileira (PIBID)
    Coordenação: Prof. Dr. Juvino Alves - Baixar em PDF: um dois

    Resumo: O presente projeto pretende desenvolver processos metodológicos de ensino de artes em escolas públicas de nível fundamental e médio e de forma complementar do Maranhão, contemplando a lei n 10.639/2003 da LDB, para construção de identidade cultural e consciência artística e estética, resguardando a inserção do patrimônio artístico-cultural afro-brasileiro. Esta proposta se inseri como sub-projeto do projeto institucional da Universidade Federal do Maranhão para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, fomentada pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. O Projeto proposto tem como finalidade consolidar nos cursos de licenciatura em Educação Artística (Artes Visuais) e Música da UFMA, a iniciação à docência através do PIBID, tendo como princípios norteadores o respeito à diversidade e à alteridade, reconhecendo as diversas vertentes civilizatórias da população brasileira e considerando seus conhecimentos e valores capazes de gerar novas linguagens pedagógicas, trabalhando com a História e Cultura Afro-Brasileira. Com base nestes pressupostos, a análise das instituições pedagógicas e do seu papel na sociedade se amplia para incluir, além da história da construção do sistema escolar no Brasil e no Maranhão, modos de sociabilidade plurais, diversos, em especial os daqueles segmentos da população cuja voz ou projeto de vida geralmente não é considerado ou é formalmente deixado de lado. Com isto, se quer reescrever a idéia de processo educativo como escola e desta como canal de apenas um modelo civilizatório, registrando, também, experiências e falas diversas de diversos atores no processo pedagógico, assim como diversos modos de aprender/ensinar.