INGRESSO/VESTIBULAR

Nesta página você encontrará informações sobre o ingresso no Curso de Licenciatura em Música para cada semestre letivo, além de exemplos de provas para estudo.

Clique aqui para ver informações sobre o Vestibular do semestre atual

• Habilitação oferecida

• Atualmente, a UFMA oferece somente a habilitação de Licenciatura em Música, sendo 30 (trinta) vagas por semestre em turno Vespertino (14h00min a 18h00min). O foco principal da atuação do Licenciado em Música é ser professor da Educação Básica (pública e privada), lecionando aulas de Música na disciplina Artes. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/1996) extinguiu a formação polivalente do professor de Educação Artística, levando à criação das Licenciaturas nas diversas áreas das Artes (Música, Teatro, Artes Visuais e Dança).

• Panorama da formação

• A demanda pelo professor de Música tem sido muito alta. Só no Estado do Maranhão, tivemos concursos para professor de Música em Imperatriz (2011, 8 vagas), Açailândia (2011, 8 vagas), São Bernardo (2013, 2 vagas) e um seletivo para São Luís (2014, 16 vagas). Além desta opção profissional, observamos que diversos estudantes egressos do curso de Licenciatura em Música atuam em outros ramos como, por exemplo: músico prático, professor de instrumento, arranjador, regente de coral, produtor musical em estúdios, organizador de eventos e pesquisador na área de Música, com possibilidade de cursar Mestrado e Doutorado. Assim, a matriz curricular do curso procura oferecer flexibilidade e uma base mínima. Para conhecê-la com maiores detalhes, acesse o menu ENSINO->DOCUMENTOS DO CURSO.

• Ingresso através do Vestibular

• A partir de 2014.2 (2º Semestre de 2014), os candidatos ao Curso de Licenciatura em Música deverão fazer um Teste de Habilidades Específicas em Música e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de, pelo menos, um dos três anos anteriores (2011, 2012 ou 2013), optando pela nota que deseja usar para ingresso. Quem tiver interesse deverá ler atentamente aos Editais publicados pela PROEN na página da UFMA (http://www.ufma.br/), que regem todo o processo para ingresso no Curso de Licenciatura em Música em cada semestre. As inscrições são realizadas na Coordenação de Música no período definido pelo Edital, que fica no Centro de Ciências Humanas (CCH), Bloco 5, 2º andar, Cidade Universitária (São Luís/MA). Maiores informações através do telefone (98) 3272-8359.

• Sobre o Teste de Habilidades Específicas em Música

• O Teste, realizado nas Salas de Música do Centro de Ciências Humanas (CCH), consistem em duas etapas: escrita e prática. O objetivo do Teste não é "selecionar" candidatos mais aptos, e sim valorizar a experiência e conhecimento musical de todos.

Na Prova Escrita, aplicada em grupo, o candidato deverá reconhecer sons e grupos de instrumentos musicais, gêneros e estilos de obras da História da Música Popular, Folclórica ou Erudita, reconhecer elementos da partitura, e fazer ditados rítmicos, melódicos ou harmônicos. Esta prova é classificatória, ou seja: independente de sua nota, o candidato não será eliminado.

Na Prova Prática, aplicada individualmente, o candidato poderá cantar ou tocar o instrumento de sua preferência, não havendo exigências por instrumentos específicos. Quem toca Violão, Piano, Teclado Eletrônico ou Bateria poderá utilizar os instrumentos já disponíveis. Para os demais instrumentos, o candidato deverá levar seu instrumento. Esta prova é eliminatória: se o candidato faltar, será desclassificado.

Apresentamos exemplos de provas aplicadas em anos e semestres anteriores, podendo servir como base para estudo e prévia de como poderá ser a prova. Algumas questões precisam de faixas de áudio para serem respondidas, bastando reproduzir os respectivos arquivos em anexo. Seguem abaixo as provas:

2012-12012-22013-12014-22015-1

Desejamos boa sorte a todos os interessados!